A importância da Maçã

AYIMJ4QCAI6POY4CAHAVCAGCA8G0JXNCATAXL6DCA5MWPB1CAGCGEO7CACNEI37CA42E10TCATDXD47CAVJ1ZZRCALT1CVICABT91QZCAC8T4FMCALIZANHCAJ9Z7PRCAXQOF3VCAG0EEKKCAUR0OJWA maçã tem um alto poder antioxidante, ajuda na prevenção do colesterol, é rica em fibras (solúveis), vitamina C e compostos fenólicos.

As fibras influem muito na redução do colesterol, pois elas ajudam a diminuir a quantidade deste no intestino delgado e a absorção dos lipídeos, já os compostos fenólicos atuam na inibição da oxidação da LDL-C e da agregação plaquetária, o que nos protege da arteriosclerose.

Além de prevenir o colesterol, uma dieta que contém maçã, pode reduzir os riscos de doenças pulmo652987_on_diet_3nares, cardíacas, asma, diabetes e o desenvolvimento de câncer, além de ajudar a perder peso, principalmente se associada a sanduíches.  

Como já dizia Hipócrates: “Faça do seu alimento seu medicamento”.

Aliás, a antiguidade da participação da maçã na vida do homem é um fato de notório saber: Histórias envolvendo os frutos da macieira podem ser encontradas em lendas e em mitos provenientes de distintas civilizações habitantes de localidades muito distantes e isto perdura até hoje.

Adão e Eva foram expulsos do Paraíso só porque comeram do “fruto proibido” dado pela serpente: uma maçã.  Na lenda de Guilherme Tell, o arqueiro ficou famoso por sua pontaria ao acertar uma maçã posta na cabeça de seu filho, sem atingi-lo.

Isaac Newton só formulou a Teoria da Gravidade graças à maçã que caiu na sua cabeça enquanto descansava debaixo de uma macieira.  bruxa_ma

No primeiro longa de animação da história do Cinema,  A Branca de Neve (Snow White, 1937) , de Walt Disney,  a Madrasta só consegue se livrar da pobre mocinha quando se transformou na bruxa que envenenou a maçã (mais uma vez o fruto do mal!) e deu para a Branca de Neve.

Também no mundo da música a maçã se fez presente.  Em 1968, os Beatles fundaram sua própria gravadora, Apple, simbolizada por uma maçãzinha verde.  No Brasil, uma das mais belas canções de Raul Seixas, “A maçã” , de 1975, prega o desprendimento amoroso.

Ainda nos anos 1970, Steve Jobs criou seu primeiro computador pessoal, Apple I, hoje nome da empresa com cyber-usuários-fãs-ardorosos espalhados pelo mundo.

E, finalmente, nos anos 2000, surge o prêmio Golden Apple…  :-P

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: